FOMO | O que é? E outras expressões populares nas redes sociais
Se você já olhou para o seu feed e pensou “O que estão falando aqui?,” bem-vindo ao mundo das gírias das redes sociais! Em um momento, você está de boa curtindo fotos de gatinhos, e no outro, alguém menciona “FOMO,” “DM,” ou “shook,” e você fica mais perdido que azeitona em sanduíche! Então prepare-se, porque hoje você vai aprender o beabá de alguns dos termos mais populares (e mais engraçados) que a internet inventou. Spoiler: sua vida online nunca mais será a mesma!
O que é “FOMO”?
“FOMO” significa Fear of Missing Out, ou seja, o clássico “medo de perder alguma coisa.” É aquele sentimento que surge quando você vê seus amigos postando mil stories de uma festa épica, enquanto você está de pijama, todo confortável, curtindo uma série. De repente, vem o FOMO e bate aquela voz interior: “Devia estar lá! O que será que tô perdendo?” Mesmo que, sendo honesto, você nem curta tanto festa assim.
Exemplo: Imagina que você está em casa, de boas, e seu feed começa a encher de fotos de uma viagem de um amigo, com praias, drinks, e paisagens paradisíacas. Surge aquela sensação: “Será que eu devia ter ido? Tô perdendo algo incrível?” Pronto, FOMO ativado.
Dica Cultural: O FOMO é o efeito colateral moderno das redes sociais, principalmente nos Estados Unidos, onde muita gente já vê isso como um “mal digital.” O sentimento de estar sempre perdendo algo vem das redes, que estão sempre mostrando o que supostamente “deveríamos” estar fazendo para viver plenamente.
“DM” (Direct Message) – Para Desabafar Sem Filtro
A “DM” é nada menos que a Direct Message, a famosa mensagem direta. Essa opção está lá no Instagram, no Twitter, onde for, para quando você quer chamar alguém no cantinho e sair do fuzuê público dos comentários.
Exemplo: Quer flertar ou dar uma opinião “polêmica” longe dos olhares da galera? “Manda uma DM, né?” Porque assim, ao menos, só um veria o “mico.”
Dica Cultural: Nos EUA, o ato de “sliding into the DM” virou até meme. É aquela arte de fazer uma entrada casual (ou às vezes nada casual mesmo) numa DM de alguém interessante. Alguns flertam, outros… bem, tentam.
“Shook” – Quando Só o Choque Responde
Sabe aquele meme da pessoa com cara de espanto? Ela está “shook.” Basicamente, quando algo te deixa tão fora de si, mas tão fora de si, que você nem sabe como reagir. Tipo descobrir que aquele crush posta fotos de pés – sim, nesse nível.
Exemplo: “Amiga, você viu o vídeo do show que o fulano deu no karaokê? Tô shook até agora.” Se é um choque que vai ser facilmente esquecido? Provavelmente, mas o importante é a reação!
Dica Cultural: Nos EUA, “shook” é usado como uma forma quase teatral de surpresa. Ver um vídeo inusitado, aquele plot twist em uma série ou uma fofoca escandalosa – qualquer coisa é motivo para um bom “shook.”
Cancel Culture – O Tribunal da Internet!
Agora, se você ouviu falar em “Cancel Culture,” ou “cultura do cancelamento,” saiba que essa é a famosa prática de “passar a borracha” nas pessoas online. O cancelamento nas redes é quando a pessoa faz algo polêmico, e pronto – está oficialmente “cancelada.” É tipo aquele “não te conheço mais, para de falar comigo” em escala massiva.
Exemplo: Fulano postou uma opinião que ninguém gostou? As chances de rolar uma hashtag de “#CancelFulano” são altíssimas.
Dica Cultural: Nos Estados Unidos, o cancelamento se tornou uma prática social real. É como se a internet fosse um grande tribunal em que, se alguém fez algo “errado,” todo mundo dá as costas – e o unfollow também.
Dominar essas gírias é, essencialmente, sobreviver ao mundo das redes sociais! Agora você está armado para o próximo rolê online e, quem sabe, até pronto para surpreender alguém com seu domínio absoluto dos termos mais usados (e debochados) das redes.