Gírias Americanas Que Você Precisa Saber Para Falar Como Um Nativo

Tá querendo elevar seu nível de inglês e soar mais como um nativo? Nada melhor do que aprender algumas gírias americanas para isso! As gírias deixam a conversa mais solta, natural, e te ajudam a se conectar melhor com o jeito que as pessoas realmente falam nas ruas, filmes e séries. Então, se prepare, porque a partir de agora, você vai dominar o vocabulário da galera!

1. What’s up?

Essa é clássica! Se você já assistiu qualquer filme ou série americana, com certeza ouviu um “What’s up?” por aí. É o jeito mais comum e casual de perguntar “E aí? Tudo bem?”. E a resposta? Simples, pode ser um “Not much” (nada demais), “Just chilling” (só relaxando) ou até mesmo só “Hey!”.

Exemplo:

What’s up, man?”
E aí, cara?

2. Cool

Se tem uma gíria que se espalhou pelo mundo, essa é “cool”. Usada para dizer que algo é legal, bacana ou maneiro, é uma palavra que você vai ouvir o tempo todo. Dá pra usar tanto pra descrever pessoas quanto situações.

Exemplo:
“That movie was really cool!”
Aquele filme foi muito legal!

3. Chill

Quando alguém está “chill” ou diz “chill out”, isso quer dizer que a pessoa está tranquila, relaxada, na boa. Se alguém te mandar “chill out”, é o jeito educado de dizer para você se acalmar ou pegar leve. Além disso, “let’s chill” é um convite para relaxar e curtir sem pressa.

Exemplo:
“I’m just chilling at home.”
Só estou de boa em casa

4. Cheers

Esse aqui tem dois significados, mas é super comum em ambos. “Cheers” pode ser usado tanto como “saúde” ao brindar, quanto como uma maneira descontraída de dizer “valeu” ou “obrigado”. Você pode usar com amigos e pessoas próximas, especialmente quando alguém te ajuda com algo simples.

Exemplo:
Cheers for picking me up today!”
Valeu por me buscar hoje!

5. Hang out

Quer chamar os amigos pra dar uma volta, se encontrar e curtir juntos? Então use “hang out”. Significa sair pra curtir, relaxar e passar um tempo com os amigos. É uma das gírias mais comuns e pode ser usada tanto pra encontros casuais quanto pra aquele dia relax em casa com a galera.

Exemplo:
“Let’s hang out this weekend!”
Vamos sair esse fim de semana!

6. Slay

Quando alguém “slays”, quer dizer que está arrasando, destruindo, sendo incrível no que está fazendo. É uma palavra muito usada quando alguém manda bem em algo, seja em uma apresentação, look, ou até nas redes sociais.

Exemplo:

“Girl, you slayed that outfit!”
Amiga, você arrasou nesse look!

7. No worries

Essa é ótima pra quando você quer dizer que está tudo bem, sem problemas. “No worries” é uma expressão bem casual que significa algo como “não se preocupe” ou “sem stress”. Você pode usar no lugar de “you’re welcome” (de nada) ou pra acalmar alguém.

Exemplo:

“Thanks for helping me out!””No worries, anytime.”
Obrigado por me ajudar! Sem problemas, qualquer hora.

8. I’m down

Quando alguém diz “I’m down”, significa que está a fim de fazer algo, que está dentro do plano. Essa expressão é super útil para aceitar convites e mostrar empolgação para participar de alguma coisa.

Exemplo:

Do you wanna go to the beach later?””Yeah, I’m down!
Quer ir à praia mais tarde? Sim, tô dentro!

9. Dead

Parece estranho, né? Mas calma! Quando alguém diz “I’m dead” em uma conversa casual, significa que a pessoa achou algo tão engraçado que está “morrendo” de rir. Não se preocupe, não é literal!

Exemplo:
“That meme was so funny, I’m dead!
Aquele meme foi tão engraçado, eu morri de rir!

10. Bro/Sis

Essas são formas bem informais e carinhosas de chamar alguém de amigo ou amiga. É como se fosse o “mano” ou “mina” em português. Você vai ouvir muito “bro” entre amigos, especialmente em situações mais descontraídas.

Exemplo:

“What’s up, bro?”
E aí, mano?

Como Usar Gírias Sem Exagerar

Agora que você já conhece várias gírias americanas, lembre-se de usá-las com moderação e no contexto certo. Muitas delas são super casuais e podem não ser apropriadas para situações mais formais, como entrevistas de trabalho ou conversas profissionais. Mas no dia a dia com amigos, elas vão te ajudar a soar muito mais natural e conectado com o idioma!

Conclusão

Agora que você já conhece várias gírias do inglês americano, que tal começar a praticar? Se tem alguma outra gíria que você adora usar ou ouviu por aí, conta pra gente nos comentários! Vamos trocar dicas e continuar evoluindo no inglês juntos!